Manuel Monteiro

Manuel Monteiro

segunda-feira, 19 de março de 2012

Fernando Pinto
Entrevista com o sobrinho do cantor Manuel Monteiro

Fernando Pinto, filho de Alberto Coelho e de Maria Trindade Monteiro, sobrinho do cantor Manuel Monteiro, é funcionário público, mas também leva a música como profissão.

Segue entrevista que ele deu para o blogue da competente jornalista Thais Matarazzo:


Dizem que a música é como a alimentação, tanto um como o outro depende do hábito e é algo essencial, sem o qual não se vive. Assim também acontece com Fernando Pinto, 59, bandolinista e sobrinho do saudoso cantor Manoel Monteiro.
Todo esse amor pela música não vem só pelo lado de seu tio, o pai de Fernando era músico e influenciou a família toda. Atualmente, reside na cidade do Porto, não sobrevive da música, é funcionário público, toca por amor a arte.
Nessa entrevista ela rememora seu tio, conta curiosidades sobre sua carreira e sobre eu torrão natal, Cimbres. Vamos lá...

 Quando começou a tocar?
Fernando: Iniciei os primeiros passos musicais em bandolim, aos 9 anos de idade, anos depois acompanhei o fado de Coimbra tocando guitarra e a seguir regressei ao bandolim, que adoro até hoje.

Quem o incentivou a ter amor a música?
Fernando: Há um ditado popular português que diz: “Quem sai aos seus não degenera”, e eu não fugi à regra. Tive como mestre meu saudoso pai, que tocava muito bem violino.

Tem um conjunto com o qual se apresenta em Portugal?
Fernando: Sim. Como solista principal. Faço parte de um grupo musical intituladoOfcina de Música, que tem como objetivo a divulgação da música popular portuguesa com arranjos próprios.

Tem algum trabalho gravado em CD?
Fernando: Sim. Dois Cd’s de origem amadora, um de música popular portuguesa e outro de música italiana, em duo intitulado L’Pierinos, com esta música participo em restaurantes italianos, aniversários, casamentos e outros eventos.

Costuma apresentar-se com frequência?
Fernando: Com a Oficina de Música, de vez em quando em espetáculos beneficentes, sem fins lucrativos, pelo amor a música e também para acalentar os corações das pessoas mais idosas.

Seu tio, Manoel Monteiro, foi um cantor muito conhecido no Brasil, você o conheceu pessoalmente?
Fernando: Fico muito triste por o não ter conhecido pessoalmente. No entanto, guardo imensas recordações dele. Foi sempre muito amigo e carinhoso com minha mãe, sua irmão, e também com o restante da família. Enviava-me com freqüência sacos com vestuário e muitas outras coisas. Quando soube que em nossa casa tocávamos música, enviou-me um acordeon para a orquestra ficar mais completa.

Na sua família alguém mais tocava algum instrumento musical?
Fernando: Na época em que vivi com os meus pais, todos lá em casa eram músicos, meu pai formou o primeiro conjunto musical cimbrensse. Eu tocava bandolim, as minhas irmãs bateria, meu pai violino, minha mãe ferrinhos e cantava. Tocávamos em todas as festividades de Cimbres e arredores.

Sua casa tem muitos instrumentos musicais?
Fernando: Minha casa é um conservatório de música, entre bandolins, guitarras, banjos, violino, acordeon e bateria, tenho 15 instrumentos.

Qual seu ritmo preferido de música?
Fernando: Gosto imenso da música popular portuguesa, mas também adoro a brasileira e de expressão ibérica.

Tem alguma lembrança agradável de alguma apresentação musical?
Fernando: Sim, entre várias há uma que me tocou imenso. Em plena atuação da Oficina de Música foi anunciado que iria tocar a canção  O meu barquinho, de Manoel Monteiro, meu tio, e que entre os músicos estava o sobrinho dele, Fernando Pinto. No final do espetáculo uma senhora aproximou-se de mim e me disse: “Seu tio não morreu ele está entre nós, muitos parabéns!”, eu fiquei muito feliz.

Uma recordação engraçada?
Fernando: L’Pierinos somos um duo a tocar música italiana em restaurantes. Estávamos tocando para um casal, dada altura senti que me tocaram nas cordas, fiquei um pouco chateado, qando cheguei em casa a arrumar o instrumento verifiquei que dentro do bandolim estava uma nota de 20€ (vinte euros).


Nenhum comentário:

Postar um comentário